quarta-feira, 3 de março de 2010

Um frei, um gorducho frei..

As vezes eu me pergunto como tudo acontece na vida e nos leva a mudar. Muitas vezes pequenas ações e intervenções mudam o mundo em que vivemos e transforma as nossas vidas.

No teatro musical a vida se reflete em forma de musica, isto é, tudo o que você vê, por mais estranho que pareça nada mais é que a sua vida de forma cantada.

Amo Sodheim, ele é o cara, dias atras eu assisti "Into de The Woods" logo depois assiti "Swenney todd", honestamente as vezes eu choro quando vejo esses musicais.

O primeiro, um sonho, ter um filho. Um desafio encontrar os objetos para que a bruxa faça seus feitiços, no segundo um desejo, vingança por uma condenação injusta.

Ai eu me perguntava enquanto lutava para entender as letras "não tem legenda os videos do OBC", como pode a humanidade ser assim? O desejo por aquilo que é alheio faz a um ser humano destruir uma família e no final se auto-destruir na vingança.

Ou então a malícia que se cria quando se quer muito alguma coisa, engana-se, perdoa-se, o que acontece com o homem quando ele está preso dentro de um desejo próprio, inocente ou mesquinho de algo?

Seríamos então canibais da sociedade, partículas de um mundo onde tudo é possível pela vontade e desejo de conseguir?

Ou seríamos lutadores pelos nossos sonhos, esperando, concentrando, lutando pelo que cremos e por aquilo que desejamos de forma única, sutil, honesta e real?



What’s the sound of the world out there?
Qual é o lema do mundo lá fora?
What, mr. todd? What, mr. todd? What is that sound?
Qual, Sr Todd? Qual, Sr. Todd? Qual lema é?
Those crunching noises pervading the air!
Aqules ruídos triturantes que ficam no ar!
Yes, mr. todd! Yes, mr. todd! Yes, all around!
Sim, Sr. Todd! Sim, Sr. Todd! Sim, todos aí!
It’s man devouring man, my dear
É o homem devorando homem, querida
And who are we to deny it in here?
E quem somos nós para negar isso aqui?


Qual é o lema do mundo?

Assim eu me vejo na pele do pobre frei "little priest", que inocentemente subiu para se barbear, e o sabor, divino, não substancial como um bispo mais nem sonso quanto um padre.

Pensem...

2 comentários:

Arthur Ferreira disse...

Oi Gammelo, primeiramente: Eu adoro musicais!!!! Já assisti vários, Popeye, Oliver Twist, Rent, Dream Girls, Fantasma da Ópera, Moulin Rouge!, Hair, Chicago, Sweeney Todd e até o musical da Xena: The Bitter Suite... entre outros... Se eu pudesse minha vida seria um musical... mas isso é outra história...

Perceba a profundidade de reflexão que pequenos trechos de Sweeney nos trás: Até onde o ímpeto humano, a busca desesperada por concretizar seus desejos mais puros transformados nas circunstâncias mais sórdidas, putrefando assim o p´roprio desejo e sentimento... Miss Lovett... uma ironia?

"By the sea, Mr. Todd, that's the life I covet,
By the sea, Mr. Todd, ooh, I know you'd love it!
You and me, Mr. T, we could be alone
In a house wot we'd almost own,
Down by the sea!
Wouldn't that be smashing?"

Gammelo disse...

OI Arthur, destes que citou eu ainda não vi o Popeye nem o da Xena (nem sabia que existia alias), os outros quase todos eu ja postei algo.
Se a sua vida não é um musical ainda eu não sei mais eu sou pior que uma jukebox, tudo pra mim é musica.
Sodheim é barbaro nas suas letras, não se pode esquecer que no final Mrs lovett concretiza seus sonhos, porem no forno rsrsrs, é uma ironia total.

Alms, Alms, Alms, for a misareble woman, in a miserable chil' morn'