sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Manaus amanheceu nublada

Hoje acordou nublado, estranho porque a formação de nuvens baixas em planíces como a Amazônia é incomum, na verdade devido a seca na região (seca na região com um rio enorme desse que teve a maior cheia desde 1953), bom eu tenho que dar uma pequena aula antes de questionar o post.

Aqui em Manaus, e em toda a região Amazônica, temos duas estações típicas do ano. Sabe aquele negócio de inverno, verão, primavera e outono, pois bem, não existe aqui, estamos muito próximo da linha do Equador, então essas variações de tempo são pouco vistas, então temos duas estações uma seca e uma chuvosa.

Bom na estação chuvosa faz calor e chove, chove, chove todos os dias, com isso sobem os rios e tals, na estação seca faz mais calor e chove pouco, se bem que ultimamente aqui perto de casa não tem chovido é nada, na cidade de Manaus choveu praticamente dois dias em todo o mês de setembro.

Bom enfim, sendo assim, existem pessoas sem noção que tentam invadir fragmentos vegetais e a própria floresta se achando no direito de construir as suas casas de madeira (palafitas) e com isso põe fogo na mata.


Uma equação:


Fogo + calor + vento + floresta seca = muita fumaça


Com isso, as queimadas nos inteirores do estado e a falta das tais massas de ar frio pra levar a fumaça embora e dissipar o calor estamos sofrendo d eum fenômeno novo, Manaus está neblinada pela parte da manhã.

Mesmo em meio a floresta onde eu estava, 5km +/- da rodovbia a uns 20km de Manaus, eu pude sentir a fumaça, o odor do queimado, enfim o cheiro do grito da mata.


Sendo assim quem somos nós par anos apropriarmos de algo alheio, e pior ainda tomar posse d ealgo que é nosso como se aquilo fosse excluisivamente seu?

Quem somos nós para degradar a maior biodiversidade do planeta a ponto de simplesmente evitar de trabalhar e ter que pagar um aluguel?


Não vamos pagar o aluguel


frase da musita Rent porém em outra situação, temos que lutar par aproteger a floresta, mais pelo amor de tudo que é mais legal no mundo, vamos protegê-la e não morar nela, e muito menos colocar fogo nela.

Estou rbavo, irritado, triste ao mesmo tempo, pois a mãe antureza é sabia, o solo precisa secar, é necessário que plantas e animais morram em períodos de seca para que eles possam se multiplicar se forma seletiva, a seleção de espécies acontece a cada instante, e a seca tanto quando a cheia é necessária, estamos aqui, vivemso, sobrevivemos a isso.

Somo parte dessa seleção e até quando ainda nos sentiremos donos do mundo.

Estamos aqui para viver, e para isso precisamos coexistir com todo o ambiente.

Quem somos nós para não lutar pelo direito a moradia, mais quem somos ainda mais nós para condenar uma cidade toda a brancura da neblina poluída pelos nossos prestígios?

Pensem... quem somos nós, parte do mundo, o mundo, ou extramundanos??

Nenhum comentário: